O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. (Salmos 63:3)
Conhecer a Deus é um privilégio que está disponível aos homens mediante a entrega a Cristo e consequentemente ao arrependimento pelos pecados. Infelizmente a dádiva de conhecer o Criador e senti-lo de forma real é para poucos. A maioria das pessoas, apegada a seus desejos e cegas para a verdadeira realidade que supera as coisas desta vida, rejeita o amor que é oferecido por Deus e permanece em estado de ira (João 3:36), que simplesmente é uma vida de falsa felicidade, inverdade, insatisfação, incompletude e tantos sofrimentos sem esperanças reais nesta vida.
A Palavra de Deus nos revela que existe um amor maior do que a própria vida. Um amor que nunca falha, nunca abandona, nunca fica velho, que não passa e que supre todas as expectativas de quem o encontrar. Jesus descreve este amor como um tesouro perdido que quem o encontrar é capaz de vender tudo o que tem para permanecer com ele (Mateus 13:44). O apóstolo Paulo foi um destes que um dia encontrou este tesouro e tendo o encontrado, anos depois foi capaz de declarar: Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. (Filipenses 3:7). Todas as renúncias que alguém possa fazer, os sacrifícios e as perdas que alguém possa sofrer quando tendo encontrado este amor, são todas voluntárias e de bom grado, pois ao encontra-lo nada faz sentido distante dele.
Este amor é como uma água para quem passou a vida inteira com sede, ele sacia e dá vida aonde reina a morte. Como o profeta Isaías escreveu chamando as pessoas de sua época à este amor que sacia: “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.” (Isaías 55:1). Nós seres humanos temos muita sede e fome desta comida que só Deus pode nos dá. Somente desfrutando da presença dEle podemos o sentir e nos deliciar na mais fina refeição (Isaías 55:2).
O melhor conselho é que cada um siga as instruções de Jesus para que não possa ficar sem encontrar este amor: Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. (Apocalipse 3:18). Além da verdadeira riqueza que está em Jesus, das vestes da verdadeira santidade que ele oferece, é ofertado o colírio para os olhos, por que somente com uma visão vinda de Deus, alguém pode enxergar o real e verdadeiro amor.
Deus bate a porta e pergunta: como você vai escapar se negligenciar tão grande salvação (Hebreus 2:3)? Como lidar todos os dias com Deus e não perceber este tão grande e profundo amor? Faça deste amor sua razão de viver e desfrute de algo maior que tudo o que você possa imaginar.
Pr. Max de Sá